Conversational banking: o que é e quais são suas vantagens
Aplicações focadas em inteligência artificial (IA) podem despertar algum fascínio no público. No caso de bancos e instituições financeiras, o uso dessa tecnologia representa uma enorme oportunidade de levar serviços digitais ao cliente, levantar indicadores e resultados uma vez que disponibilizam dias de conversação automatizados que oferecem experiências semelhantes às presenciais.
A cada interação, as instituições financeiras aprendem cada vez mais sobre as necessidades e demandas de seus clientes por meio da comunicação omnichannel e da integração entre IA e automação, além da análise de dados. Dessa forma, é possível oferecer atendimento personalizado ao consumidor por meio do entendimento de suas demandas e do contexto em que estão inseridos, proporcionando experiências convenientes e gratificantes.
Tecnologias bancárias conversacionais
Não é simplesmente um chatbot, embora muitos bancos possam iniciar sua jornada conversacional com essa ferramenta para complementar seus canais digitais de autoatendimento. No entanto, a análise de dados e a linguagem de interação são essenciais para fornecer orientação adequada e atenção assertiva no momento certo da jornada do cliente.
O Conversational Banking rastreia dados para coletar informações durante as interações, além de usar análises para entender o comportamento e chatbots com recursos para identificar (e até antecipar) as necessidades dos clientes sem intervenção humana, elevando assim o nível da experiência.
Outra habilidade a considerar é a atenção por texto ou voz. As tecnologias de voz legadas oferecem automação limitada e experiências não tão qualificadas. O Conversational banking possibilita a prestação de serviços bancários mais completos, ou seja, comunicação onipresente com o cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano e com pouca interação humana.
Benefícios do banco conversacional
Interações mais dinâmicas.
Uso do canal preferido.
Atendimento e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Experiência personalizada.
Serviços de alta qualidade.
Opções multilingues.
Segurança nas interações.
Resoluções rápidas.
Aumento da receita e do valor da vida útil do cliente
Quando os consumidores têm mais opções para interagir por meio de canais de conversa, a tendência é que eles se envolvam cada vez mais e estabeleçam relacionamentos duradouros com seus bancos. Assim, ao oferecer a conveniência e utilidade da comunicação omnichannel e bidirecional, é possível aumentar a satisfação e o engajamento do cliente; reduzir as taxas de churn; aumento das taxas de conversão; Obtenha mais confiança e maior lealdade.
Custos operacionais reduzidos
A abordagem também proporciona significativa redução de custos, pois permite melhor alocação de equipamentos, liberando os funcionários para lidar com questões mais complexas; fornecer mais informações para as equipes de suporte permitindo resoluções mais rápidas para as demandas dos clientes; melhorar a verificação de acesso e a segurança da conta por meio de soluções móveis que ajudam a manter os dados confidenciais dos clientes seguros; Reduza fraudes por meio de autenticação de dois fatores e alertas de texto imediatos.
Inovação acelerada
Além de construir relacionamentos mais profundos com os clientes, outro benefício é a busca pela inovação. Afinal, à medida que os bancos tornam a comunicação mais conveniente, relevante e acessível, há muito mais interações, permitindo um melhor entendimento dos hábitos financeiros, bem como dos objetivos e preferências dos clientes; oferecer conselhos relevantes para o estabelecimento de relacionamentos confiáveis e duradouros; Desenvolver novos produtos e serviços que atendam às necessidades emergentes dos consumidores.
Conversational Banking é o futuro
O potencial para elevar a experiência do cliente, fidelizar e, consequentemente, ampliar os resultados das instituições financeiras é grande. Globalmente, segundo pesquisa realizada pela Juniper Research, o setor bancário vai economizar, por meio do uso de chatbots, cerca de US$ 7,3 bilhões neste ano, o equivalente a 862 milhões de horas ou quase meio milhão de anos de trabalho. Portanto, não é exagero dizer que os bancos conversacionais vêm definindo o futuro da interação no setor financeiro por sua capacidade de obter ganhos em termos de eficiência e personalização.
A Topaz, reconhecida pelo Gartner e outras consultorias internacionais como líder no segmento de soluções financeiras digitais na América Latina, oferece a plataforma SERVCore por meio do WhatsApp para automatizar canais de atendimento em instituições financeiras e, dessa forma, oferecer uma jornada mais leve e intuitiva aos clientes. Entre em contato com nossos especialistas através do formulário para saber mais.
Uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais da América Latina, parte do Grupo Stefanini, com a 1ª plataforma full banking do mundo.
A indústriafintech representa uma onda de inovação que vem transformando a indústriafinanceira nos últimos anos. A nova era de pagamentos nos permite pagar usando o telefone celular, transferir dinheiro para amigos sem visitar um banco egerenciar nossasfinanças a partir de aplicativos intuitivos e acessíveis.
O International Financial Reporting Standard 9 (IFRS 9) foi implementado com o objetivo de trazer maior transparência e consistência aos relatórios financeiros de instituições que lidam com instrumentos financeiros. No Brasil, a sua adoção representou um desafio significativo para o setor financeiro, dada a complexidade das novas exigências e a necessidade de uma gestão de riscos mais proativa.
No vertiginoso mundo das finanças modernas, a tecnologio blockchain emergiu como um farol de inovação e segurança. Seu impacto não se limita apenas a melhorar processos existentes, mas promete redefinir como concebemos e executamos transações na era digital.