Chaves para a integração digital em serviços financeiros
No cenário da transformação digital dos serviços financeiros, impulsionada pelo uso de novas tecnologias e inovação, o processo de identificação do cliente que deve obedecer às características esperadas está imerso: poder abrir uma conta por meio de um dispositivo móvel ou laptop, de forma ágil, segura e remota.
O onboarding digital é uma abordagem de onboarding e o primeiro contato de interação com o cliente, que permite desenvolver uma experiência única e personalizada. Também é capaz de definir se um potencial se torna um cliente.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo provedor europeu de tecnologia de identificação Signicat, 68% das pessoas abandonaram o processo de onboarding digital em 2021, em comparação com 63% em 2020 por não atender às suas expectativas e falhas na funcionalidade. Que aspectos mudaram nos últimos anos em comparação com o onboarding?
O último estudo do Digital Banking Report² mostra as formas pelas quais uma conta pode ser aberta nos últimos anos, essa incorporação de novos clientes é enviesada para pontos de atenção físicos.
Uma grande porcentagem de pessoas que iniciam um processo de onboarding digitalmente acabam saindo dele. Por que ocorre esse abandono? O que não está funcionando?
A pesquisa realizada pela Significat³ indica que um em cada cinco usuários abandona os processos de onboarding por serem muito longos, mais de um quarto dos clientes considera que os processos de onboarding são muito complexos e até se recusam a iniciar um pedido se forem necessárias credenciais de identificação para serem levadas às agências.
O número de bancos e instituições do setor financeiro que podem oferecer 100% de onboarding remoto e online é limitado. Abaixo estão as características e a falta de funcionalidades que levam as pessoas a abandonar o processo.
Pilares nos processos de incorporação e abertura de produtos
A experiência do usuário (UX) no processo de onboarding digital é essencial para garantir uma boa impressão inicial e estabelecer um relacionamento positivo com os respectivos bancos, fintechs e/ou entidades de soluções financeiras.
Entre os diferenciais desenvolvidos nos canais digitais estão:
- Facilidade de uso
- Transparência
- Simplificação de processos
- Clareza e brevidade
Para conhecer todas as chaves por trás de um processo de onboarding digital nos serviços financeiros atuais, os fatores diferenciais e atributos da verificação de identidade, convidamos você a baixar nosso whitepaper clicando aqui.
Uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais da América Latina, parte do Grupo Stefanini, com a 1ª plataforma full banking do mundo.
A indústriafintech representa uma onda de inovação que vem transformando a indústriafinanceira nos últimos anos. A nova era de pagamentos nos permite pagar usando o telefone celular, transferir dinheiro para amigos sem visitar um banco egerenciar nossasfinanças a partir de aplicativos intuitivos e acessíveis.
O International Financial Reporting Standard 9 (IFRS 9) foi implementado com o objetivo de trazer maior transparência e consistência aos relatórios financeiros de instituições que lidam com instrumentos financeiros. No Brasil, a sua adoção representou um desafio significativo para o setor financeiro, dada a complexidade das novas exigências e a necessidade de uma gestão de riscos mais proativa.
No vertiginoso mundo das finanças modernas, a tecnologio blockchain emergiu como um farol de inovação e segurança. Seu impacto não se limita apenas a melhorar processos existentes, mas promete redefinir como concebemos e executamos transações na era digital.