Como o 5G e a Internet das Coisas impactam o setor financeiro
A partir de 2020, a Internet das Coisas (IoT) gerou três tendências que impulsionaram a revolução no setor bancário e financeiro: a aceleração dos pagamentos digitais; um crescimento maciço de dispositivos conectados e o aumento do uso de inteligência artificial.
O mercado de transações de IoT gerou mais de US$ 39,4 bilhões em receita em 2022 globalmente. Até 2030, o valor deve subir para US$ 52,5 bilhões, com apenas dispositivos projetados e operados para fazer pagamentos, de acordo com o Finance Online.
A Internet das Coisas é a rede de objetos físicos que contêm tecnologia integrada para se comunicar, detectar e/ou interagir com seus estados internos ou com o ambiente externo, de acordo com o Gartner.
Os dispositivos inteligentes que usamos todos os dias, como celulares, relógios, televisores e computadores, estão conectados à internet e uns aos outros. Elas representam um tipo de tecnologia que coleta e compartilha dados, criando conexões imersas em processos de gestão financeira. Os principais benefícios da IoT:
- Consumidores e clientes, proporcionando-lhes uma experiência sem atrito ao realizar compras, transferências e outras operações, economizando tempo, esforço e reduzindo o estresse.
- Para os lojistas a possibilidade de oferecer uma experiência única aos seus clientes que contribui para a fidelização e satisfação, o que se traduz em maiores taxas de conversão e maiores receitas.
- Para as empresas provedoras de serviços financeiros, a criação de novas ofertas baseadas em IoT lhes dá a capacidade de integrar pagamentos automatizados, soluções inovadoras e abrangentes, fortalecendo sua proposta de valor.
Qual a relação entre IoT e tecnologia 5G?
Conhecida como a tecnologia sem fio de quinta geração, o 5G é a mais recente evolução das comunicações e redes móveis, com baixa latência e conectividade de alta velocidade. Essa tecnologia permite mudanças significativas que podem ser altamente aproveitadas. Vejamos algumas de suas características.
- A velocidade de download mais rápida fornece mais cobertura e serviço de internet de maior qualidade.
- O aprendizado de máquina e a inteligência artificial tornam a comunicação entre dispositivos e o aprendizado de máquina a máquina mais simples e ágil.
- Os aprimoramentos do dispositivo permitem uma melhor experiência do usuário, além de ampla conectividade e menos desgaste na vida útil da bateria.
Para entender o impacto do 5G nas funcionalidades das soluções financeiras hoje, vejamos uma comparação com as redes 3G e 4G.
Funcionalidade | 3G e 4G (2000 – 2022) | 5G (2022 em diante) |
Principais serviços | Banca móvel Pagamentos digitais Comunicação de Campo Próximo (NFC) Investimentos Experiência do Cliente |
Chatbots Serviços de Atendimento Remoto Proteção de dados Comunicação via vídeo Carteiras digitais Interface de programação de aplicativos (API) |
Disponibilidade
|
Horário de Atendimento Estendido 7×24 em Online Banking |
Horário ininterrupto de funcionamento
|
Produtos e/ou transações | Pagamentos online Transferências Finanças Pessoais e Empréstimos Seguro Risco e conformidade |
Pagamentos com um toque Transações sem mão Pagamentos através de dispositivos inteligentes (relógios, anéis, puxadores, etc.). Autenticação de nível único (touch ID) |
Detecção de fraudes | Códigos PIN SMS Emparelhamento de telemóveis Reconhecimento Facial |
Reconhecimento biométrico |
Novos produtos | Filial Móvel Número de conta bancária internacional (IBAN) Contas Digitais Departamento de Atendimento ao Cliente Criptomoedas |
Aplicativos de depósito digital ATMs avançados Aplicativos de pagamento de fatura com foto Reuniões virtuais Scanners inteligentes (cartão de crédito, cheques) Blockchain: |
Fonte: Tecnologia 5G e Futuro da Banca, Revista de Negócios e Política Econômica (2021).
A tecnologia 5G introduziu a melhoria das capacidades nos ecossistemas financeiros digitais, impulsionando a oferta das entidades e a satisfação dos seus clientes. A otimização da experiência do cliente aproveita tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual, que permitem, por exemplo, caixas eletrônicos virtuais remotos, consultores financeiros, de investimentos e de empréstimos. Também ajuda as instituições de soluções financeiras a otimizar e automatizar seus processos, reduzindo custos operacionais.
Por outro lado, os pagamentos 5G reduzem perdas por fraudes, facilitando avanços na segurança, como o uso de reconhecimento facial ou outros aspectos biométricos para verificar a identidade dos clientes ao realizar diversas operações a partir de dispositivos móveis. Essas inovações permitem o acesso ágil às suas contas e produtos sem a necessidade de utilizar um cartão, garantindo maior segurança.
Entre os casos de uso mais comuns do 5G no setor financeiro hoje estão:
- Agências Móveis
- Melhor e alto contato com os clientes.
- Canais mais inteligentes e mãos-livres.
- Reconhecimento biométrico para efetuar pagamentos e transações.
- Sistemas de segurança e vigilância inteligente.
5 passos para desenvolver uma estratégia 5G
De acordo com a Deloitte, as necessidades das empresas devem ser transformadas em requisitos técnicos que ofereçam soluções 5G abrangentes e de valor agregado. Vamos ver o passo a passo para desenvolvê-lo.
- Selecione as áreas que serão aprimoradas com recursos 5G, identificando e priorizando as principais oportunidades.
- Formular os benefícios operacionais da proposta de valor dos casos de uso identificados.
- Defina a arquitetura para desenvolver esses recursos, levando em consideração as estratégias de implantação e os requisitos do aplicativo.
- Comece com um único ponto de contato para monitorar e avaliar o desempenho dessa capacidade 5G e, em seguida, prossiga com a implantação global.
- Definir o modelo operacional e os procedimentos para garantir a sustentabilidade no business as usual.
A tecnologia 5G leva o setor financeiro a outro nível graças à automação com IA e ML. Suas capacidades, como baixa latência e alta conectividade, impulsionam o reconhecimento, identificação, avaliação e aprovação das operações. Além disso, seus sistemas de segurança digital reduzem o risco de fraudes. A rede 5G deve ser aproveitada para criar conexões mais rápidas, abrangentes, seguras e confiáveis.
Como a Topaz pode ajudar
Nossa plataforma bancária resolve todas as necessidades da sua instituição ou empresa de serviços financeiros com as nossas soluções que se adaptam aos objetivos do seu negócio. Sua arquitetura é modular e robusta, que graças à tecnologia API, pode otimizar e aprimorar seus produtos ou canais digitais.
A solução de canais digitais para internet e mobile banking oferece uma experiência centrada no cliente, integrada aos ecossistemas financeiros, com múltiplos fatores de controle de identidade (biometria fácil e de voz; tokens e autenticação) e com experiência omnichannel. Nosso sistema de Detecção de Fraudes Online também é integrado. Clique aqui para conhecer esta solução.
Uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais da América Latina, parte do Grupo Stefanini, com a 1ª plataforma full banking do mundo.
A indústriafintech representa uma onda de inovação que vem transformando a indústriafinanceira nos últimos anos. A nova era de pagamentos nos permite pagar usando o telefone celular, transferir dinheiro para amigos sem visitar um banco egerenciar nossasfinanças a partir de aplicativos intuitivos e acessíveis.
O International Financial Reporting Standard 9 (IFRS 9) foi implementado com o objetivo de trazer maior transparência e consistência aos relatórios financeiros de instituições que lidam com instrumentos financeiros. No Brasil, a sua adoção representou um desafio significativo para o setor financeiro, dada a complexidade das novas exigências e a necessidade de uma gestão de riscos mais proativa.
No vertiginoso mundo das finanças modernas, a tecnologio blockchain emergiu como um farol de inovação e segurança. Seu impacto não se limita apenas a melhorar processos existentes, mas promete redefinir como concebemos e executamos transações na era digital.