4 Características de uma Plataforma Bancária Sólida

Catalina Arango
Aug 08, 2024

O aumento do uso de plataformas online para transações e pagamentos contribuiu para o crescimento do setor bancário e financeiro nos últimos anos. De acordo com o World Report Series Payments 2022, realizado pela Capgemini, em 2016 havia 60 bilhões de pagamentos digitais na América Latina, número que, segundo projeções, chegaria a 78 bilhões em 2023. Globalmente, houve 989 trilhões de pagamentos em ecossistemas digitais em 2021 e espera-se que haja 1,374 trilhão este ano.

A implementação de infraestruturas tecnológicas cada vez mais maduras impacta o crescimento das transações cashless. As plataformas bancárias permitem que as empresas de serviços financeiros adaptem as tendências do mercado, ofereçam aos seus clientes os produtos que esperam, criem experiências únicas e valiosas; Todo esse conjunto de características para manter sua rentabilidade e competitividade.

O que é uma plataforma bancária

Banking as a platform, também conhecido como BaaP (banking as a platform), é um modelo que possibilita a integração de serviços bancários e não bancários por meio de um provedor, um banco e/ou um terceiro.

As plataformas bancárias utilizam modelos de open banking que permitem a criação de serviços e aplicativos em torno das necessidades do negócio e de seus clientes. O open banking é uma tecnologia que libera dados e informações para serem compartilhados e explorados, desde que você tenha o consentimento das pessoas ou da empresa. As entidades que usam o open banking podem acessar bibliotecas inteiras de dados em vez de pontos individuais, identificando padrões, insights e algoritmos que impulsionam a personalização, a transparência e a segurança.

Essas informações são compartilhadas de forma segura por meio de APIs, que oferecem aos fornecedores maneiras fáceis de se comunicar entre si e retransmitir as informações que os clientes permitiram que eles compartilhassem. Por exemplo, uma agência de viagens pode usar uma API de um banco global para visualizar saldos de contas e oferecer um desconto em um pacote de férias no momento certo.

Uma plataforma bancária amplia a oferta das instituições financeiras tradicionais e exige uma arquitetura de microsserviços que permita redesenhar significativamente a infraestrutura de seus aplicativos atuais para implementar com sucesso as novas funcionalidades, além de uma integração eficiente e rápida com terceiros, o que pode se tornar o principal diferencial competitivo desse ecossistema.

Vantagens da implementação de sistemas open banking

  1. Use os dados dos clientes para melhorar sua experiência: o open banking permite oferecer uma visão completa da vida financeira dos clientes (créditos, transações, poupança, aposentadorias, etc.) e as empresas podem usar esses dados para oferecer ofertas personalizadas de acordo com suas necessidades e momentos de sua vida (nascimento dos filhos, universidade, viagens, entre outros).
  2. Capacidade de gerenciar a governança com sucesso: as pessoas precisam saber que podem confiar nas instituições com as quais compartilham seus dados e quais canais de atendimento precisam acessar quando as coisas não saem como o esperado. Uma empresa imersa no ecossistema do open banking precisa ter processos claros e ágeis para resolver solicitações e/ou reclamações de clientes.
  3. Oportunidade de educar os clientes: Muitos clientes não sabem muito sobre o open banking e suas implicações, o que configura uma barreira desafiadora para o compartilhamento de dados. No entanto, explicar os benefícios dos serviços digitais e online, juntamente com as novas funcionalidades que são implementadas, pode incentivá-los a usá-lo.

Tecnologias imersas em uma plataforma bancária

De acordo com o Guia do Open Banking da PYMNTS, os bancos devem implementar uma arquitetura digital abrangente que seja essencialmente baseada em uma plataforma bancária moderna, que é:

  • Baseado em APIs: o fornecimento dessas ferramentas permite que bancos e instituições colaborem com fornecedores, oferecendo aos consumidores inúmeros serviços.
  • Impulsionado pela análise de inteligência artificial: é possível utilizar dados e informações internamente e, assim, obter informações de alta qualidade para melhor personalização da carteira financeira.
  • Elasticamente escalável: as tecnologias avançadas, especialmente aquelas baseadas em nuvem, podem lidar com o uso em rápido crescimento e altamente variável.
  • Robusta e segura: uma plataforma bancária deve ter os mais altos padrões de segurança em áreas como autenticação, autorização e controle de acesso.

Principais competências de uma plataforma bancária eficaz

Para aprimorar suas capacidades de negócios, acelerar a inovação em seu portfólio de produtos e fornecer a melhor experiência possível ao cliente, você deve avaliar as seguintes competências essenciais:

Tratamento e guarda de dados pessoais

Gerenciamento e análise de dados

• Implementar protocolos de autenticação e autorização apropriados.

• Proteja e criptografe o tráfego da API.

• Use biometria e esteja preparado contra novos fatores de ameaça.

• Use bots de mitigação para proteger APIs abertas contra perda de dados e fraude.

• Implementar uma estrutura comum para coleta, classificação, integração e manutenção de dados.

• Integrar armazéns de dados, algoritmos de identificação e categorização de dados, capacidades de aprendizado de máquina e mecanismos de auditoria de dados.

Estabeleça maior segurança

Encontrar o fornecedor/parceiro certo

• Implementar protocolos de autenticação e autorização apropriados.

• Proteja e criptografe o tráfego da API.

• Use biometria e esteja preparado contra novos fatores de ameaça.

• Use bots de mitigação para proteger APIs abertas contra perda de dados e fraude.

· Estabelecer relações com os fornecedores ou parceiros certos; desenvolvedores que entendem as APIs por trás das ferramentas, regulamentos financeiros, que têm a experiência, tecnologias e conhecimento.

O momento é agora para as entidades de soluções financeiras que querem se manter competitivas no mercado. Plataformas bancárias robustas com microsserviços permitem que você impulsione sua transformação digital em torno de seus objetivos de negócios, aplicativos flexíveis e melhor tomada de decisão, bem como a satisfação do cliente e uma melhoria na experiência em vários canais.

 

Como a Topaz pode ajudar 

Com a primeira plataforma full banking do mundo, Topaz One, as instituições podem inovar com agilidade, criando produtos e serviços que antecipam as necessidades futuras de seus clientes. Nossa plataforma é projetada com foco em produtos centrados no cliente, impulsionada por inteligência artificial e tecnologias de ponta.  

Topaz One é altamente configurável por meio de regras do open banking, através de estratégias API. Esse ecossistema oferece infinitas possibilidades e uma experiência de transformação única para 500 milhões de clientes finais, 24 horas por dia. Atualmente, levamos novos níveis de escalabilidade, agilidade e flexibilidade para 300 empresas globais que confiam em nossas soluções.  

  

Conheça nossas ofertas 

FinancialCore  

Arquitetura modular na nuvem com soluções para configurabilidade e operacionalidade inigualáveis.  

FinChannels  

Um pacote omnichannel que garante uma experiência excepcional ao cliente em todos os pontos de contato.  

FinOrigination  

Cria e lança produtos financeiros rapidamente, adaptados às necessidades em mudança do mercado  

FinXperience  

Antecipa necessidades e expectativas oferecendo produtos únicos e hiperpersonalizados.  

SecureJourney  

Aumenta a segurança e integridade das transações com tecnologia antifraude e anti-lavagem de dinheiro.  

TechPay  

Habilitamos a implementação de sistemas de pagamento instantâneo, uma revolução crescente na América Latina. 

TechInvest 

Oferecemos aos seus clientes a oportunidade de explorar vários tipos de investimento, desde produtos de renda fixa até ações. 

BankingTools 

Nossas ferramentas são projetadas para automatizar processos, reduzir o tempo de lançamento de produtos e garantir a conformidade regulatória.

Catalina Arango

Criatividade, paixão e foco nos detalhes. Três palavras que me definem ao produzir, editar e publicar conteúdos de tecnologia e finanças. Comunicadora social e jornalista com experiência em imprensa e produção editorial. Magíster em Marketing e Publicidade Digital, com foco em otimização SEO e estratégias digitais. Ciné/telefila, atleta e gamer.

Outros artigos de interesse:

May 26, 2023
Como o open finance e o blockchain transformam a experiência do cliente
As instituições financeiras estão explorando cada vez mais o uso do blockchain e o conceito de open finance para melhorar a eficiência e a transparência de suas operações, principalmente quando se trata de melhorar a experiência do cliente.
Saiba mais
Oct 25, 2024
Estratégias para Rentabilidade, Fidelização e Retenção de Clientes
Saiba mais
Aug 15, 2024
Relação Banco-Fintech: Evolução e Futuro Colaborativo
A relação entre bancos e fintechs evoluiu consideravelmente nos últimos anos. O que começou como uma competição direta se transformou em uma relação de cooperação e cocriação. As fintechs trouxeram inovação e agilidade ao setor financeiro, enquanto os bancos ofereceram estabilidade e expertise. Este artigo explora como é a relação entre os dois playerse para onde ela está indo em um futuro próximo.
Saiba mais
Nov 22, 2024
Transformando a Experiência do Consumidor com o Embedded Finance
Saiba mais
Apr 13, 2023
Como construir um modelo de negócios financeiro centrado no cliente
Cada vez mais digitais, cada vez mais automatizados. A consultoria McKinsey afirma que 75 a 80% das transações (operações de contabilidade geral, processamento de pagamentos, por exemplo) e até 40% das atividades estratégicas podem vir a ser automatizadas. Na esteira dessa transformação, um dos focos primordiais é colocar o cliente no centro de todas as suas operações e decisões.
Saiba mais
Jul 22, 2024
Topaz e Sensedia veem Open Finance como grande oportunidade de negócio
As discussões no setor financeiro sobre Open Finance giraram, por muito tempo, em torno dos aspectos regulatórios. Mas agora é hora de identificar oportunidades de gerar valor para os clientes e, assim, impulsionar a expansão do sistema. Essa é a avaliação de Daniel Camargo, Executivo de Negócios da Topaz. “No mundo do Open Banking, a grande batalha é para ser a principal instituição com a qual o cliente terá relacionamento. Isso porque quem tiver os dados dos clientes e o entendimento de como eles se comportam terá maior engajamento”, analisa o executivo. “O resultado é um melhor serviço prestado ao consumidor final”, acrescenta.
Saiba mais

Fale Conosco

Vamos construir juntos o futuro do seu negócio!

Contactanos BG