Topaz lança solução de Open Banking com ofertas de prevenção à fraude e integração de sistemas.
São Paulo, julho de 2021 – A segunda fase da nova modalidade do sistema financeiro, denominada de Open Banking, entra em operação no dia 13 de agosto, mas já tem movimentado bastante as novas estruturas deste setor que não para de crescer. A partir de agora, o Banco Central (Bacen), por meio desse novo sistema, vai permitir que os clientes autorizem o compartilhamento ao consentir o acesso às suas informações bancárias para todas as instituições financeiras, dando continuidade ao processo de inclusão nesse segmento, além de aumentar a competição e gerar ainda mais espaço para a digitalização.
O incentivo ao usuário para que compartilhe seus dados vai possibilitar que ele tenha acesso à ofertas de serviços e produtos pelos bancos ou fintechs de forma mais personalizada. Como contrapartida, as instituições poderão utilizar os dados e fidelizar seus clientes por meio de acesso a créditos mais direcionados ao perfil, gerar melhor experiência, permitir gestão consolidada da vida financeira do correntista e uma infinidade de benefícios para usufruir de tais ofertas.
A Topaz, plataforma de negócios financeiros do Grupo Stefanini, tem acompanhado essa tendência e fortalecido ainda mais suas soluções para atender a esse setor ávido por ofertas para fidelizar os consumidores mais exigentes. No entanto, a empresa tem se colocado na dianteira para entregar resultados que vão além do previsto na regulamentação de ofertas de Open Banking.
A Topaz implementa a solução Topaz Open Finance, que abarca sistemas de segurança sólidos para combate e prevenção à fraude nas transações existentes e permitem às instituições financeiras a manutenção de uma visão integrada e 100% segura para avaliar e dar respostas concretas para as operações originadas em outros canais. O objetivo é dar tranquilidade e segurança ao banco ao informar de onde partiu os pedidos de informações de seu cliente e, com isso, auxiliar a instituição na transmissão de dados com toda a segurança que essa ação exige.
Outro grande diferencial ofertado pela Topaz, que traz em seu DNA a especialização em core bancário, é o de realizar a total integração entre sistemas, de forma que conversem e viabilizem o Open Banking sem obstáculos, a partir de projetos de transformação digital, com robusta infraestrutura de software e com serviço completo para consolidar a operação realizada nos canais bancários.
“Nosso posicionamento é o de integrar todo o sistema financeiro de uma instituição. Temos dentro de casa toda a oferta full banking, que envolve o conhecimento do core bancário, das APIs do Open Banking, dos canais mobile, Internet e agência, de ATMs, tudo com cobertura de prevenção à fraude em todos esses importantes elementos, que vão além das regulamentações do Bacen para essa modalidade. Nossa especialização nos credencia para entregar um processo fim a fim em todas as etapas do processo e em total alinhamento à LGPD“, assegura Flávio Gaspar, head de Produtos da Topaz.
DNA Topaz
A Topaz tem trabalhado constantemente na incorporação de novas soluções para dar ainda mais robustez ao seu DNA de plataforma de negócios financeiros. Recentemente, a empresa anunciou a aquisição de 60% do Grupo CRK, reconhecido no mercado pelo desenvolvimento de sistemas integrados para gestão financeira de tesourarias de bancos, com destaque para os sistemas de renda fixa, derivativos, Bovespa, fundos de investimento, SPB, controladoria e pagamentos.
A empresa tem conquistado expressivos reconhecimentos por sua atuação nesse acirrado mercado financeiro. Foi premiada na categoria “Soluções para o ecossistema de pagamentos”, no 1º Open Finance Awards, promovido pela Cantarino Brasileiro, que visa identificar as melhores práticas e iniciativas para o setor financeiro que contribuem com o Open Banking no Brasil. Também é um dos 15 fornecedores mais relevantes com sua solução de banco digital, que utiliza nuvem nativa e independente, IA, API-first e DevOps pelo guia do Gartner sobre sistemas de core bancário (CBS) para a América Latina.
Sobre a Topaz
A Topaz é uma empresa especialista em soluções para o mercado financeiro. Em seu portfólio, possui um core banking completo, com grande vantagem de segurança e eficiência em relação aos concorrentes, pois inclui modelos de pagamentos, combate à lavagem de dinheiro e alta flexibilização na criação de produtos para atender as demandas do setor financeiro. Além disso, também é líder em prevenção a fraudes no mundo online e especialista em automação de canais físicos e digitais.
Sobre a Stefanini
A Stefanini é uma multinacional brasileira com 34 anos de atuação, que investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais e auxiliar os clientes no processo de transformação digital. Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações na área de inovação. Atualmente, a multinacional brasileira conta com um amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras de consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e outsourcing (BPO). Presente em 41 países, a Stefanini foi apontada, pelo quarto ano consecutivo, como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral de 2018.
Informações para Imprensa:
Grupo Stefanini
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel: (11) 5105-7171
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Carolina Amaral – carol@dfreire.com.br
Vera Aranha – vera@dfreire.com.br
Uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais da América Latina, parte do Grupo Stefanini, com a 1ª plataforma full banking do mundo.
A indústriafintech representa uma onda de inovação que vem transformando a indústriafinanceira nos últimos anos. A nova era de pagamentos nos permite pagar usando o telefone celular, transferir dinheiro para amigos sem visitar um banco egerenciar nossasfinanças a partir de aplicativos intuitivos e acessíveis.
O International Financial Reporting Standard 9 (IFRS 9) foi implementado com o objetivo de trazer maior transparência e consistência aos relatórios financeiros de instituições que lidam com instrumentos financeiros. No Brasil, a sua adoção representou um desafio significativo para o setor financeiro, dada a complexidade das novas exigências e a necessidade de uma gestão de riscos mais proativa.
No vertiginoso mundo das finanças modernas, a tecnologio blockchain emergiu como um farol de inovação e segurança. Seu impacto não se limita apenas a melhorar processos existentes, mas promete redefinir como concebemos e executamos transações na era digital.