6 tendências para a indústria financeira em 2023

Topaz
Mar 17, 2023

Com a constante evolução da indústria financeira e das relações com o consumidor, agora mais digital, novos desafios se apresentam, sendo necessário um olhar criterioso não só na adoção de tecnologias inovadoras, que melhoram a vida das pessoas, mas também na eficiência operacional e perenidade dos negócios. Temas relacionados ao custo de aquisição de clientes, bastante inflado durante a pandemia de Covid-19, e da rentabilização das bases de clientes ora adquiridos, passam a ser mandatórios. Mas além destes temas, apresento algumas outras tendencias que devem marcar o ano de 2023.

 

1 – Engajamento e fidelização

Com o aumento da competição e visível disputa pela principalidade do cliente, torna-se fundamental otimizar a gestão da carteira de clientes. Engajar os consumidores através de canais tradicionais e/ou campanhas genéricas é insuficiente. É preciso construir um framework que nos permita enxergar o cliente e o negócio de forma abrangente, segmentá-lo e em seguida, inovar na régua de comunicação e ativação. Como fazer isso?

  • Lançando produtos personalizados;
  • Engajando clientes dormentes através de um melhor uso de dados;
  • Tornando o cliente protagonista, independente do canal;
  • Otimizando o ferramental de KYC;
  • Fazendo uso de ecossistemas e do Open Finance de forma eficaz; e
  • Oferecendo uma verdadeira experiência omnichannel, integrada e fluída.

 

2 – Embedded Finance habilitando novos negócios

As incertezas macroeconômicas e a fuga de capital em startups e fintechs provoca um realinhamento de prioridades no mercado. Grandes projetos de transformação passam por uma readequação, dando ênfase para jornadas mais curtas e que gerem valor rapidamente. Habilitar novos produtos digitais financeiros com agilidade, dando preferência ao SaaS, desponta entre as prioridades das Instituições. Embora o conceito Embedded Finance não seja novo, em 2023 veremos modalidades mais ajustadas à geração de valor em curto prazo.

 

3 – Inclusão financeira

É indiscutível o processo “forçado” de inclusão financeira pelo qual passamos durante a pandemia. A indisponibilidade dos canais físicos, fechados em virtude da pandemia, provocou a necessidade de incluir pessoas através de meios digitais. Este movimento, tem sido potencializado por mudanças regulatórias importantes nos últimos anos e segue sendo umas das prioridades do Banco Central. Somado a isso, temos as fintechs e neobanks rompendo paradigmas e oferecendo produtos a públicos historicamente excluídos do sistema financeiro. O Open Finance também será um catalizador da inclusão financeira, na medida em que a maior disponibilidade de informações do consumidor deve propiciar a construção de produtos mais aderentes às necessidades da população não bancarizada.

 

4 – Investimentos mais fáceis

Outra grande tendencia para 2023 tem sido a Renda Fixa. O cenário de inflação e alta na taxa Selic, atraem o público investidor para a Renda Fixa. Entretanto, ainda há muito o que se fazer em relação à disponibilidade de produtos, universalização de acesso por via digital, bem como na capacidade tecnológica das Instituições em garantir o processamento de altos volumes transacionais, inerentes ao mundo digital. Torna-se necessário investir em tecnologia moderna para que o mercado de investimentos possa escalar na velocidade que o digital exige.

5 – Tesouraria e backoffice inteligente

Tesouraria ainda são áreas em que há muito espaço para automações e ganho de eficiência. A digitalização do backoffice tem sido tema recorrente nos últimos anos, entretanto, existem oportunidades imensas. Pensando no Agronegócio, por exemplo, processos de backoffice para aprovação de créditos ao produtor são extremamente manuais e levam dias ou até semanas para serem finalizados. Tais ineficiências prejudicam o produtor, fazem com que a Instituição deixe de realizar mais negócios por falta de pessoal, além de retirá-los de tarefas mais estratégicas e acabam por inibir o crescimento do país. A abundância de tecnologia para validação de dados de propriedades, aliada a analise automatizada de riscos, tem grande potencial para solução destes desafios.

6 – Controle de fraude e compliance

Os crimes cibernéticos e as fraudes estão cada vez mais usuais e avançados. Sabemos que este é um desafio complexo e que não há “bala de prata” para solucioná-lo, porém há forma de controlá-lo, trazendo um equilíbrio entre segurança e geração de negócios. Embora muitas empresas ainda considerem o investimento em segurança um “custo necessário”, enxergar esta área como um habilitador de novos negócios parece fazer mais sentido. Investir em tecnologias abrangentes, que apoie as jornadas de negócios desde a aquisição de clientes, até o processamento em tempo real de transações e compras, mitigando os riscos danos financeiros, operacionais e de credibilidade é questão de sobrevivência no cenário de altíssima competição em que vivemos. A famosa “identidade digital” do cliente, associada a tecnologias de comportamento com efeito rede são capazes de controlar os riscos, prevenir a fraude e a lavagem de dinheiro, ampliando os negócios.

Definitivamente, o ano de 2023 apresenta diversos desafios para que os “challengers” da indústria possam provar suas propostas de valor e gerar negócios rentáveis. Por outro lado, os incumbentes, com propostas de valor já validadas, terão que adaptar suas estruturas e estratégias buscando maior eficiência e controle de despesas. Fato é que a tecnologia segue cumprindo um papel extremamente relevante para ambos em seus desafios, portanto, contar com parceiros de negócio especializados e com soluções abrangentes e maduras, pode ser um diferencial para enfrentar os desafios de hoje e do amanhã.

 

*Por Flávio Gaspar

Topaz

Uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais da América Latina, parte do Grupo Stefanini, com a 1ª plataforma full banking do mundo.

Outros artigos de interesse:

May 23, 2024
Modelos AI-Driven AML & KYC: revolução da conformidade financeira
Em uma era de tecnologia em rápido avanço, a inteligência artificial (IA) emergiu como uma força transformadora no âmbito da conformidade financeira, particularmente nos processos de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (AML) e Conheça Seu Cliente (KYC). Este artigo explora a evolução e o impacto dos modelos AML e KYC orientados por IA, com foco específico em como soluções inovadoras de empresas de tecnologia financeira como a Topaz podem revolucionar essas funções críticas.
Saiba mais
Sep 01, 2023
Resolução 4966: Regulamentação Contábil para a Transparência e Confiabilidade Financeira
Você já se preparou para o dia 01/01/2027? Parece distante, mas adaptar-se a uma nova regulamentação requer planejamento, preparação e testes: a Resolução 4966 entrará parcialmente em vigor, em 01/01/25, e integralmente, em 01/01/2027.
Saiba mais
Feb 15, 2024
Prioridades de Investimento Tecnológico no Setor Financeiro em 2024
O setor financeiro passa por uma transformação significativa impulsionada pelas inovações tecnológicas. Para seguir um caminho seguro e bem-sucedido, é mandatório que as instituições financeiras identifiquem e priorizem as áreas de investimento tecnológico para se manterem competitivas e atenderem às crescentes demandas dos clientes. Neste artigo, exploraremos as principais prioridades de investimento tecnológico para o setor financeiro em 2024.
Saiba mais
Oct 18, 2023
Tipos de estratégias e implantações para migrar uma aplicação para a nuvem
Uma estratégia de migração para a nuvem é um plano de uma empresa para mover aplicativos, informações e/ou dados para uma infraestrutura baseada em nuvem. Embora haja uma série de benefícios nesse processo, nem todas as cargas de trabalho são adequadas para migração. Uma estratégia bem-sucedida deve validar e priorizar cargas de trabalho para fazer a transição e determinar o plano de migração apropriado para cada carga de trabalho individual.
Saiba mais
Oct 21, 2024
Topaz Recebe o Selo internacional iBeta em Autenticação Facial
Saiba mais
May 04, 2023
Machine Learning: vantagens para bancos e instituições financeiras
As abordagens de Inteligência Artificial (IA) estão moldando o “banco do futuro” e provocando mudanças substanciais nas operações de empresas financeiras. A cada dia, tais perspectivas tornam-se ainda mais importantes para viabilizar a transformação de negócios — e isso envolve ganhos operacionais, aumento de produtividade, mais receita e criação de novos produtos digitais, além de promover uma experiência melhor aos consumidores.
Saiba mais

Fale Conosco

Vamos construir juntos o futuro do seu negócio!

Contactanos BG