A evolução da experiência digital financeira na América Latina tem avançado consideravelmente nos últimos anos, impulsionada por políticas regulatórias de suporte, adoção da internet móvel e expansão dos serviços digitais, especialmente durante a pandemia. No entanto, ainda existem desafios que afetam a contínua digitalização, resultando em diferentes prioridades e planos de investimento na região.
Nossa pesquisa anual Pulso 2024, conduzida pela Topaz e analisada profundamente pela Celent (empresa líder em pesquisa e consultoria tecnológica para instituições financeiras em todo o mundo), reuniu as perspectivas de mais de 1.000 líderes de bancos, cooperativas, microfinanças e empresas de tecnologia em 20 países da região.
Globalmente, os serviços financeiros estão focados no engajamento do cliente para reter e competir. Na América Latina, eles estão se adaptando a uma base de consumidores cada vez mais digital, com expectativas crescentes de serviços financeiros seguros e úteis através de aplicativos móveis. A satisfação e o engajamento do cliente são cruciais nesta região.
As prioridades de investimento identificadas na pesquisa incluem campanhas automatizadas, integração de clientes e soluções de serviço ao cliente. No Brasil, há uma diferenciação notável na implementação de inteligência artificial (IA), com foco na detecção de fraudes, enquanto no resto da região predominam os chatbots de serviço ao cliente.
Níveis de digitalização
Estes são os principais processos digitalizados nas instituições e empresas na América Latina.
As informações contidas neste relatório têm aspectos chave, estratégicos e acionáveis que permitirão que você alcance com sucesso a transformação de seu negócio. Estamos aqui para levá-lo mais além: for evolution.